9 de março de 2018

TÍTULO: NÃO PERCA A COMUNHÃO

TEMA: ONDE DEUS ESTÁ?

TEXTO: Isaías 45.15 "Tu és um Deus que te ocultas...".

INTRODUÇÃO: Por quê para alguns existe facilidade de enxergar o Senhor em sua vidas e, para outros, existe um tipo de impeditivo para tal coisa? Infelizmente, tem pessoas que se deixam dominar pela sua alma, se prostrando aos seus dilemas e crises emocionais. Perdendo sucessivamente a sensibilidade e a percepção da PRESENÇA DE DEUS, gerando quebra da comunhão com o Pai Celeste.

I- ANALISANDO DOIS PONTOS DE VISTA

1- Deus no ponto de vista do Salmista Davi: Salmo 139.1-12
No ponto de vista de Davi, era difícil saber onde NÃO encontrar Deus, isto é, no “estado” espiritual e emocional em que se encontrava Davi, difícil era dizer onde Deus NÃO estava. Ele conseguia vê-lo em todo lugar. Seus olhos estavam sensíveis a presença de Deus (diferente do segundo ponto de vista que falaremos agora).


2- Deus no ponto de Vista de Jó: Jó 23.8,9
No ponto de vista de Jó era muito difícil encontrá-lo. Mas, mal sabia ele que essa “tal” dificuldade de enxergar Deus ou de encontrá-lo, estava nele mesmo, pois, se deixou dominar por suas emoções, isto é, tornou-se escravo na sua própria alma. 
Observe como Jó se deixou dominar pelas suas emoções:
▪ No capítulo 19.25 ele declarava: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.". Mas, no capítulo 23.1-9, esta convicção parece está abalada: "Diante do exposto, Jó tomou a palavra e respondeu: Até o presente momento reclamo com revolta e amargura; apesar dos meus gemidos a mão dele pesa forte sobre a minha vida. Ah! Se eu soubesse onde poderia encontrá-lo! Então, me chegaria ao seu tribunal. Eu lhe apresentaria a minha causa e a minha boca estaria repleta de argumentos. Ouviria atentamente o que ele me responderia e avaliaria com cuidado tudo quanto me dissesse. Porventura, segundo a grandeza de seu poder, contenderia comigo? Penso que não! Ele não me acusaria de nada. Ali, o homem íntegro pleitearia com ele, eu seria considerado inocente e sairia liberto da presença do meu juiz. Entretanto, se busco no Oriente, lá ele não está; se parto para o Ocidente, tampouco o encontro. Quando ele está agindo no norte, não o consigo enxergar; quando suas ações ocorrem no sul, nem a sombra dele me é possível perceber.".

*Os vs. 8,9 revelam o resultado daqueles que se deixam se dominar pelas suas emoções.
 Vejamos algumas declarações de Jó: Queixa angustiante (v.2); Senso de punição (v.2); Sentimento de Abandono (se tão-somente eu soubesse onde encontrá-lo...v.3); Minha verdade (v.4); Se achou mais justo do que Deus (v.5-7).
*Jó só expressou aquilo que estava em seu coração.  Como a Bíblia diz: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” (Lc 6.45); “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” (Mt 6.21-23).


II- MANTENHA A COMUNHÃO COM DEUS

Não se esqueça:  QUANDO SE TRATA DA SALVAÇÃO É DEUS QUE ENTRA NO MUNDO DOS HOMENS ATRAVÉS DE CRISTO. MAS, QUANDO SE TRATA DA COMUNHÃO DO SALVO COM DEUS, ISTO É, O RELACIONAMENTO, SOU EU QUE DEVO ESTAR NO MUNDO DELE. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.” (Hb 12.14-17).

***AS OBRAS DA CARNE QUEBRAM NOSSA COMUNHÃO COM DEUS: Ler: Gl 5.16-26; Cl 3.1-17

CONCLUSÃO:
Onde está Deus?
No mesmo lugar, isto é, no MUNDO DELE, EM SUA DIMENSÃO PECULIAR (Mt 6.6)
Queres vê-lo ou encontrá-lo, saia do seu mundo de emoções e, ENTRA COM OUSADIA NO MUNDO DE DEUS ATRAVÉS DE CRISTO JESUS (Hb 10.19-21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Abraços!

Pastor Samuel Everton