1 de março de 2018

ESBOÇO/PREGAÇÃO: "CREIA, DEUS ESTÁ NO CONTROLE"

TEMA: FALAS, AÇÕES E PROPÓSITOS DE DEUS

TEXTO: Êxodo 14.15-31

I-   AS FALAS DE DEUS
1-    Ordenança
a)     “Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (14.15).

2-    Instrução
a)     “E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (14.16).

3-    Revelação
a)     “E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.” (14.17,18).

II-  AS AÇÕES DE DEUS
    1-    Proteger
a)     “E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.”
(14.19,20).

2-    Providenciar a Saída
a)     “Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.” (14.21,22).

ð Vento Oriental: Este vento é muito conhecido nas Escrituras pela sua violência. Quando ele se manifesta, atingi aproximadamente 300 km/h. É uma verdadeira tempestade (semelhantes aos tufões, furações, tornados, etc.).

v Curiosidade: Segundo os pesquisadores, naquele período ou época (que correspondia ao 1º. Mês no Calendário Judaico – NISSAN e, 4º. Mês no calendário Egípcio), não era propício a ocorrência de fortes ventos ou tempestades, pelo contrário, era um período climático com previsões de chuvas tardias e ventos fracos vindos do ocidente. E, quando estudamos a real localização do povo em frente ao Mar Vermelho, percebemos que era impossível ocorrer ventos fortes por causa das grandes montanhas que cercavam o litoral.
 *Para abençoar Seu povo, Deus muda o que precisar mudar:       Leis; Climas; Geografia; TUDO.
*Observe a força do vento de Deus: Sl 77.16-20

3-    Destruir o opressor
a)     “E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar. E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios. E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios. E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar, Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.” (14.23-28). “Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.” (14.30,31).


III-     OS PROPÓSITOS DE DEUS
1-    Revelar-se mais uma vez ao Seu povo
a)     “E viu Israel a grande mão que o Senhor...” (14.31).

2-    Mostrar ao inimigo que o povo de Israel tem dono
a)     “E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios;” (14.31).

3-    Ser reconhecido com o único Deus Poderoso
a)     “...e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros... (14.17); E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.” (14.18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!
Abraços!

Pastor Samuel Everton